Será que a pintura reduz a absorção sonora?

A acumulação de pó ou sujidade nos materiais absorventes sonoros é determinante na reflectância luminosa das suas superfícies pelo que estas devem ser limpas ou pintadas por forma a conservar essas características. É, porém, fundamental garantir que qualquer um destes tratamentos não diminui as propriedades de absorção sonora. Caso não se tenha em conta esta preocupação, o coeficiente de absorção sonora do material pode reduzir-se de forma significativa, até 40%, principalmente nas médias e altas frequências.

As superfícies perfuradas podem mais facilmente ser pintadas sem que isso se traduza na diminuição da absorção sonora, se não forem vedados os orifícios existentes. O efeito da pintura depende muito do tipo de superfície de cada material, merecendo os materiais de superfície texturada – superfícies fissuradas, perfuradas, estriadas ou de elevada porosidade – particular atenção caso tenham que ser objecto de nova pintura.

A profundidade e o tamanho das fissuras variam de forma significativa pelo que se deverá garantir que a nova pintura não afecta essas características. Sempre que a pintura se verifique necessária deverá ser aplicada por projecção, em detrimento do rolo ou da trincha, sendo aconselhável consultar o fabricante que deverá indicar qual o tipo de pintura mais adequada.

Fonte: DOMINGUES, O.D. – A acústica nos edifícios. Materiais e sistemas absorventes sonoros. Lisboa: LNEC, 2010.