Pavimento flutuante: como instalar? (com vídeo)

No âmbito do conforto acústico dos imóveis um dos aspectos relevantes é o isolamento a sons de percussão dos pavimentos.

Designam-se por sons de percussão todos aqueles que têm origem em impactos directos, sobre as paredes e/ou pavimentos dos imóveis. Quando se trata de imóveis de habitação esses choques podem derivar de passos, arrastar de cadeiras ou móveis, queda de objectos, ligar e desligar de interruptores, etc..

Os ruídos resultantes da percussão de pavimentos são considerados os mais incomodativos, dando lugar ao maior número de reclamações por parte das pessoas afectadas. A utilização de revestimentos de piso rígidos (por exemplo pedra ou cerâmica) assentes directamente sobre a laje de piso é a causa mais comum no fraco isolamento a este tipo de ruídos. Atendendo ao valor regulamentar exigido para sons de percussão entre habitações – 60dB – , reconhece-se que com a técnica de construção atrás descrita este valor  dificilmente  é cumprido.

O princípio geral de redução deste tipo de ruídos, na situação específica dos pavimentos, consiste na utilização de revestimentos de piso flexíveis (por exemplo alcatifas) ou de pavimentos flutuantes aplicados sobre uma camada resiliente (usualmente designada de tela acústica).

A instalação de pavimento flutuante está ao alcance de qualquer utilizador. Chama-se no entanto a atenção, principalmente nos casos em que existe incomodidade de ruído, para a mais-valia de contratar empresas especializadas.

Veja o seguinte vídeo e fique a conhecer as várias etapas do processo de instalação do pavimento flutuante.


pavimento flutuante - Cópia